1

Manias de Garry Kasparov

garry kasparov, grande mestre de xadrez, xadrez, curiosidades garry kasparov
É conhecido que vários atletas, jogadores e até artistas famosos têm suas superstições e manias antes, durante e depois de seus jogos ou shows pelo mundo a fora. Isso até ajuda na hora da concentração, talvez até uma forma de se sentir um pouco mais a vontade. Dessa vez eu venho falar sobre as manias de um conhecido jogador de xadrez: Garry Kasparov. Como diria uma frase de xadrez de Victor Korchnoi: “Nenhum Grande Mestre é normal, o único que difere um do outro é o tipo de loucura.” - Pensando bem, quem é normal?


Talvez a mania mais conhecida de todos seja a do relógio. Kasparov têm o habito de retirar o seu relógio do pulso e coloca-lo sobre a mesa durante os jogos. Quando o grande mestre vê que a partida está chegando ao seu final, pega o relógio e coloca-o novamente em seu pulso, apesar disso houveram adversários que, algumas vezes, fizeram-no esquecer seu relógio. Além disso, Kasparov sempre toda todas as peças de xadrez antes da partida, arrumando-as milimetricamente no centro de sua respectiva casa.


Outra superstição que ele tem, é sempre deixar escondido nos bastidores do evento uma barra de chocolate de uma marca russa que significa "Inspiração" em português. Este chocolate deve ser seu favorito, já que costuma consumi-lo em grande quantidade.

Garry Kasparov também sempre utiliza a mesma caneta para anotar todos os seus jogos. Certa vez em Linares no ano de 1999, ele perdeu sua caneta e apesar de tê-la procurado incansavelmente não consegui encontra-la. E não anotou seus lances durante dois minutos, até que sua mãe aparecesse com a bendita caneta. 


"Creio que todos nós temos superstições. Porém acredito que o grau de superstição de alguém só depende de quão fortes sejam essas crenças. Algumas pessoas estão completamente dominadas por elas. Outras simplesmente seguem uns rituais, porém isso não ocupa muito sua mente. No meu caso, tenho predileção pelo número 13. Nasci em 13 de abril. Sou o 13º Campeão Mundial. Meu nome tem 13 letras (nota: esta afirmação é o que me leva a sustentar que a forma correta de escrever seu nome é Garry, com dois erres). Assim, naturalmente, busco qualquer coisa relacionada com o número treze para me sentir cômodo. Porém, ao final do dia, eu sei que isso é só uma superstição e que talvez não vá funcionar. Isso não evita que me sinta feliz se descubro algum treze a meu redor", admite o próprio Kasparov, em uma entrevista.


Não é apenas Garry Kasparov que possui suas superstições, todos os jogadores tem as suas:  Alexander Alekhine, Karpov, Korchnoi e outros, mas estes ficam para outros artigos. 

E você, quais as suas superstições? Comente!



Um comentário:

  1. Tenho um colar da sorte que quando fico nervosa em um jogo eu seguro forte ele e isso me acalma.

    ResponderExcluir